DESCUBRA AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE ESTUDAR NO PAÍS DA BOTA!

O Intercâmbio na Itália oferece oportunidades incríveis para estudantes de todo o mundo. Isso porque, além de ter diversas instituições de ensino renomadas, a Itália é um país referência em qualidade de vida.

Ao escolher estudar no país da bota, você aprenderá mais sobre a história, cultura, idioma e, é claro, irá desfrutar das delícias gastronômicas do país.

uer saber mais sobre o intercâmbio na Itália? Então continue lendo para descobrir as principais vantagens e veja qual a melhor opção para você. Confira!

Instituições renomadas de ensino na Itália

A primeira grande vantagem de fazer um intercâmbio na Itália não poderia deixar de ser a qualidade das escolas e universidades italianas.

Ocupando a 15º posição no ranking de países que mais investem em educação no mundo, a Itália é conhecida por investir em infraestrutura e qualidade de ensino.

Entre as melhores instituições da Itália, estão:

Hospitalidade italiana

A Itália é um país que, além de receber estrangeiros de braços abertos, também incentiva a integração de estudantes de outros países.

Por conta da hospitalidade e facilidade de adaptação, fazer um intercâmbio no país da bota se torna uma experiência ainda mais incrível e gratificante.


Pontos turísticos e paisagens naturais

Os inúmeros pontos turísticos e belíssimas paisagens naturais da Itália também chamam muito a atenção de estudantes e viajantes.

O país é líder em número de Patrimônios Mundiais da UNESCO, e conta com 53 sítios ao todo, sendo que 6 deles estão na região da Sicília.

Já pensou em visitar lugares como o Coliseu, em Roma, ou se aventurar pelas praias da Ilha da Sardenha?

São muitas opções de pontos turísticos para conhecer, por isso o tempo de um intercâmbio na Itália é ideal para desfrutar de tudo que o país oferece!

Gastronomia italiana

Não há como negar que a Itália é referência em gastronomia, e isso inclui desde as deliciosas massas até os vinhos nacionais.

O grande segredo das refeições feitas pelos italianos não se encontra na receita, mas sim na forma de preparação, sempre com perfeição e carinho pelos ingredientes.

Na Itália, a culinária é nada mais que uma forma de arte e, por isso, conhecer o país se torna uma experiência ainda mais gostosa!
 

História e cultura italiana

Por fim, a última grande vantagem de fazer intercâmbio na Itália é, sem dúvidas, a imersão na história e cultura do país.

Imagine visitar ruínas antigas, conhecer mais sobre o berço do renascentismo e descobrir monumentos pelos antigos vilarejos. Incrível, não é mesmo?!

Fazer Intercâmbio na Itália através de agência

Com a agência de viagens, organizar seu intercâmbio para a Itália será mais fácil, pois as agências cuidam da sua hospedagem, passagens, curso, seguro e também podem lhe auxiliar com a documentação de viagem.

Se você não quer se preocupar com as burocracias e tem condições de pagar pelos serviços, então contratar uma agência pode ser a melhor opção para você.

Fazer intercâmbio na Itália por conta própria

Agora, se você não possui recursos para contratar uma agência, não se preocupe. Apesar de ser trabalhoso organizar um intercâmbio, não é uma tarefa impossível.

Há inúmeros sites e conteúdos disponíveis na internet que podem lhe ajudar a planejar a sua viagem.

Além disso, você também pode falar com pessoas que já fizeram ou vão fazer intercâmbio na Itália para compartilhar experiências.
 

Cidadania italiana para estudar na Europa

Como você pode ver, fazer intercâmbio na Itália pode lhe oferecer inúmeras vantagens, como aprender o idioma local, estudar em uma renomada instituição de ensino e conhecer mais sobre a história do país.

Mas você já pensou em estudar na Itália sem precisar se preocupar com visto e documentação?

Para quem possui cidadania italiana, não há limite de permanência no país. Outra vantagem é que, como cidadão italiano, você pode circular livremente por diversos outros países da Europa.

ENTENDA MAIS SOBRE A CIDADANIA ITALIANA : COMO FUNCIONA O PROCESSO?

Obter a cidadania italiana na Itália é uma opção muito vantajosa para aqueles que não querem perder tempo com o processo no Brasil. Entretanto, a rapidez do processo na Itália não é o único benefício.. 

Além de reconhecer a sua cidadania em poucos meses, você poderá conhecer o país e visitar diversos pontos turísticos durante a sua estadia.

O país da bota proporciona experiências incríveis para os viajantes e, por isso, a cidadania na Itália vale muito a pena.

Se você quer reconhecer a sua cidadania italiana na Itália e deseja saber tudo sobre o processo, continue lendo para conferir!

Quanto tempo leva o processo de cidadania italiana na Itália?

Se comparado ao Brasil, o tempo de espera do processo na Itália é muito mais rápido. Em virtude das filas enormes de espera nos consulados, o processo dura em média de 6 à 12 anos para ser finalizado no Brasil.

Já na Itália, o prazo de conclusão do processo é entre 3 e 6 meses apenas. Uma grande diferença, não é mesmo?


Documentos para obter a cidadania na Itália


A documentação necessária para solicitar a sua dupla cidadania italiana irá depender de quem é o seu ancestral que nasceu na Itália e qual é a proximidade entre vocês na árvore genealógica.

Isso vai definir a quantidade de documentos que você deverá obter e os parentes que serão envolvidos no processo.

Por exemplo, se o ancestral italiano for o seu bisavó, será necessário reunir os documentos dele, do seu avô (ou avó), do seu pai (ou mãe) e os seus.

Em suma, todas as certidões e documentos obrigatórios vão depender do quão distante o seu parente italiano está de você na linhagem.

Agora que você já sabe como funciona a busca de certidões para o processo, veja a seguir a documentação obrigatória para a cidadania italiana na Itália:

  • Certidões de Nascimento;
  • Certidões de Casamento;
  • Certidão Negativa de Naturalização do antepassado italiano;
  • Certidões de óbito, caso houver.

Apostilamento e Tradução de certidões

Após reunir as certidões do seu antepassado italiano até você, é necessário fazer a tradução juramentada para o italiano e o apostilamento de todos os documentos.
 

Para isso, você deve contratar um tradutor juramentado e depois apostilar todas as certidões traduzidas e originais.

AIRE

O AIRE, ou Anagrafe Italiani Residenti all’Estero, é um tipo de cadastro que os cidadãos italianos residentes no exterior possuem.
 

Todo cidadão italiano que vive fora da Itália precisa comunicar ao Governo Italiano o seu endereço. Assim, o cidadão poderá ter acesso aos serviços consulares onde ele estiver.


Cidadania italiana na Itália com assessoria

Muitas pessoas que desejam reconhecer a cidadania italiana na Itália têm dúvidas sobre a contratação de uma empresa de assessoria.
 

Se você é uma dessas pessoas que está pensando se deve procurar ajuda para fazer o processo e ficar na Itália, confira algumas vantagens que só a assessoria oferece:

Hospitalidade

Ao optar por reconhecer a sua cidadania italiana na Itália com uma empresa de assessoria, você conta com uma hospitalidade que só a companhia proporciona.

Além de ser recebido pela equipe no aeroporto, você irá ganhar um manual de instruções e atendimento 24h.


Acomodações

O serviço de assessoria na Itália também oferece acomodação inclusa no pacote e, geralmente, é localizada nas proximidades do escritório.

Dentre as opções de acomodação, há apartamentos e condomínios de alto padrão, fornecendo conforto durante todo o tempo de estadia.


Acompanhamento constante

Por fim, você poderá tirar dúvidas sobre o processo a qualquer momento com a equipe de assessoria e acompanhar de perto as etapas.


Cidadania Italiana na Itália com a Nostrali

A Nostrali oferece completa assessoria e residência na Itália para o reconhecimento da cidadania italiana.

Isso inclui a recepção do cliente no aeroporto ou estação de trem, hospedagem em apartamentos mobiliados e de alto nível de qualidade na Itália.

Além disso, fornecemos assessoria técnica em língua italiana para toda a parte burocrática, acompanhamento do processo nos diversos órgãos públicos envolvidos, até o reconhecimento final como cidadão italiano.

Sem contar na emissão da carteira de identidade/passaporte e emissão certidão de nascimento e/ou casamento transcrita.

SOBRENOMES ITALIANOS: CONFIRA OS 20 MAIS COMUNS E DESCUBRA SE O SEU FAZ PARTE!

A história dos sobrenomes italianos começou por volta do século quinze, quando a população italiana aumentou exponencialmente e, por conta disso, as famílias precisaram se distinguir umas das outras.

Assim, a partir do ano de 1545, a utilização do sobrenome se tornou uma prática comum e necessária para diferenciar a população.

Atualmente, existem mais de 300 mil tipos de sobrenomes italianos, sendo que grande parte deles acabaram sendo modificados no momento de transcrição nos cartórios e outros foram até extintos.

20 sobrenomes italianos mais comuns

De acordo com pesquisas realizadas pelos sites Name Statistics e Cognomix, os 20 sobrenomes mais comuns da Itália são:

  • Rossi
  • Esposito
  • Russo
  • Romano
  • Brancos
  • Ferrari
  • Bianchi
  • Marinho
  • Giordano
  • De Luca
  • Bruno
  • Rizzo
  • Galo
  • Ricci
  • Caruso
  • Mancini
  • Ferrara
  • Leão
  • Colombo
  • Santoro

Como descobrir a origem do sobrenome italiano?


Se o seu sobrenome não apareceu na lista, não se preocupe! Como falamos anteriormente, há mais de 300 mil nomes de famílias na Itália.

Em virtude desse número elevado, existem sobrenomes em particular que são menos conhecidos e que podem até ser confundidos com nomes de outras nacionalidades.

No entanto, para ter certeza que o seu nome é italiano e, de quebra, conhecer a origem dele na Itália, basta conversar com familiares ou utilizar ferramentas específicas de pesquisa.

Conversar com familiares e conhecidos


Muitas vezes, os seus avós e parentes mais velhos possuem mais conhecimento sobre a origem da família.

Portanto, com apenas algumas informações você já poderá descobrir qual a região de origem do seu sobrenome.

Ferramentas

Algumas ferramentas de busca como o Family.Search e o próprio Cognomix permitem que você pesquise a origem e até a popularidade do seu sobrenome em cada região.

Basta digitar o nome que você desejar no campo de busca e o site irá apresentar automaticamente qual a região de origem. Simples não é mesmo?

Qual a importância de saber a origem dos sobrenomes italianos?


Ao descobrir qual a origem do seu sobrenome italiano, você tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história dos seus antepassados e até descobrir parentes pelo mundo.

Além disso, saber a origem do seu nome é essencial para obter a dupla cidadania italiana, sendo um direito passado de geração a geração na sua família.

Conclusão


Sabendo de onde vem o seu sobrenome italiano, você estará mais próximo das suas raízes e, é claro, poderá conquistar a cidadania