ENTENDA MAIS SOBRE A CIDADANIA ITALIANA : COMO FUNCIONA O PROCESSO?
Obter a cidadania italiana na Itália é uma opção muito vantajosa para aqueles que não querem perder tempo com o processo no Brasil. Entretanto, a rapidez do processo na Itália não é o único benefício..
Além de reconhecer a sua cidadania em poucos meses, você poderá conhecer o país e visitar diversos pontos turísticos durante a sua estadia.
O país da bota proporciona experiências incríveis para os viajantes e, por isso, a cidadania na Itália vale muito a pena.
Se você quer reconhecer a sua cidadania italiana na Itália e deseja saber tudo sobre o processo, continue lendo para conferir!
Quanto tempo leva o processo de cidadania italiana na Itália?
Se comparado ao Brasil, o tempo de espera do processo na Itália é muito mais rápido. Em virtude das filas enormes de espera nos consulados, o processo dura em média de 6 à 12 anos para ser finalizado no Brasil.
Já na Itália, o prazo de conclusão do processo é entre 3 e 6 meses apenas. Uma grande diferença, não é mesmo?
Documentos para obter a cidadania na Itália
A documentação necessária para solicitar a sua dupla cidadania italiana irá depender de quem é o seu ancestral que nasceu na Itália e qual é a proximidade entre vocês na árvore genealógica.
Isso vai definir a quantidade de documentos que você deverá obter e os parentes que serão envolvidos no processo.
Por exemplo, se o ancestral italiano for o seu bisavó, será necessário reunir os documentos dele, do seu avô (ou avó), do seu pai (ou mãe) e os seus.
Em suma, todas as certidões e documentos obrigatórios vão depender do quão distante o seu parente italiano está de você na linhagem.
Agora que você já sabe como funciona a busca de certidões para o processo, veja a seguir a documentação obrigatória para a cidadania italiana na Itália:
- Certidões de Nascimento;
- Certidões de Casamento;
- Certidão Negativa de Naturalização do antepassado italiano;
- Certidões de óbito, caso houver.
Apostilamento e Tradução de certidões
Após reunir as certidões do seu antepassado italiano até você, é necessário fazer a tradução juramentada para o italiano e o apostilamento de todos os documentos.
Para isso, você deve contratar um tradutor juramentado e depois apostilar todas as certidões traduzidas e originais.
AIRE
O AIRE, ou Anagrafe Italiani Residenti all’Estero, é um tipo de cadastro que os cidadãos italianos residentes no exterior possuem.
Todo cidadão italiano que vive fora da Itália precisa comunicar ao Governo Italiano o seu endereço. Assim, o cidadão poderá ter acesso aos serviços consulares onde ele estiver.
Cidadania italiana na Itália com assessoria
Muitas pessoas que desejam reconhecer a cidadania italiana na Itália têm dúvidas sobre a contratação de uma empresa de assessoria.
Se você é uma dessas pessoas que está pensando se deve procurar ajuda para fazer o processo e ficar na Itália, confira algumas vantagens que só a assessoria oferece:
Hospitalidade
Ao optar por reconhecer a sua cidadania italiana na Itália com uma empresa de assessoria, você conta com uma hospitalidade que só a companhia proporciona.
Além de ser recebido pela equipe no aeroporto, você irá ganhar um manual de instruções e atendimento 24h.
Acomodações
O serviço de assessoria na Itália também oferece acomodação inclusa no pacote e, geralmente, é localizada nas proximidades do escritório.
Dentre as opções de acomodação, há apartamentos e condomínios de alto padrão, fornecendo conforto durante todo o tempo de estadia.
Acompanhamento constante
Por fim, você poderá tirar dúvidas sobre o processo a qualquer momento com a equipe de assessoria e acompanhar de perto as etapas.
Cidadania Italiana na Itália com a Nostrali
A Nostrali oferece completa assessoria e residência na Itália para o reconhecimento da cidadania italiana.
Isso inclui a recepção do cliente no aeroporto ou estação de trem, hospedagem em apartamentos mobiliados e de alto nível de qualidade na Itália.
Além disso, fornecemos assessoria técnica em língua italiana para toda a parte burocrática, acompanhamento do processo nos diversos órgãos públicos envolvidos, até o reconhecimento final como cidadão italiano.
Sem contar na emissão da carteira de identidade/passaporte e emissão certidão de nascimento e/ou casamento transcrita.